Dia 20 de abril é dia dos disco. Batizado popularmente com o apelido de “bolachão”, os discos de vinil fizeram história e até hoje conquistam o coração de muitos que não veem a mesma graça nos simples CDs ou nos serviços de streaming de música.
O formato apareceu inicialmente em 1890, com o disco de goma-laca de 78 rotações por minuto (rpm). O vinil como conhecemos surgiu apenas em 1940 e era mais resistente, maleável e leve. Apesar do sucesso, que aconteceu principalmente na década de 1960, logo caiu em desuso. Porém o formato está de volta e pode ser uma forma divertida de apreciar a música.
- Capa
Pode parecer besteira, mas um dos motivos do sucesso dos discos de vinil foi justamente a arte gráfica na capa, assim como os encartes que normalmente vinham com a letra das músicas e fotos, que ajudaram o formato a se popularizar e também a divulgar artistas que podiam usar o espaço como divulgação de sua arte.
- Preço
Apesar dos modelos novos serem muito caros, é fácil encontrar os usados por um preço acessível e ter acesso a LPs de bandas clássicas. Em sebos ou até mesmo na internet, encontrar e comprar é fácil e possível.
- Qualidade sonora
Esse benefício é comprovado por diversos testes feitos ao longo dos anos, que comparavam discos de vinil com CDs e mídia digital (mp3). Isso porque os LPs possuem gravação analógica, então o som fica mais próximo da realidade e parece ter maior qualidade.
- Bônus
Hoje em dia, as gravadoras oferecem diversos benefícios para quem escolhe comprar o disco de vinil em vez da mídia digital ou os CDs. Um exemplo são as faixas bônus e códigos de download gratuito da mídia digital para quem possui um LP.
- Revenda
Assim como falamos do preço de compra dos discos usados ser menor, a possibilidade de vender um LP é maior. Sem sebos é fácil vender ou até mesmo trocar o disco por algum diferente que seja mais desejado no momento.
Nenhum comentário