Notícias

Tudo que você precisa saber sobre violão para canhoto

Você sabia que durante uma considerável parte da história da humanidade, os indivíduos canhotos foram vítimas de preconceito cultural, social e até religioso? No século XIX, por exemplo, o médico italiano Cesare Lombroso, vulgo “o pai da criminologia”, sugeriu que as pessoas canhotas possuem tendências às psicopatias, criminalidade e violência. Já durante a Inquisição [séc. XII] e a Caça às Bruxas [séc. XVI], vários canhotos foram torturados e queimados sob a alegação de que eram criaturas a serviço do mal.

Felizmente, a ciência provou que o uso dos membros esquerdo para a execução de tarefas é uma questão de genética. Falando nisso, segundo um estudo recente da Universidade de Oxford, “em média, uma em cada 10 pessoas é canhota”. Se você é esse “um” e quer aprender a tocar violão, este post é totalmente de seu interesse.

Quando um canhoto decide aprender a tocar violão, uma série de desafios parece brotar do chão. Logo de cara, surgem dúvidas sobre “como tocar”, “posicionamento das cordas”, “comprar um violão específico para canhoto”, “cursos específicos”, entre outras coisas. As respostas para esses questionamentos estão todas no decorrer desta nossa conversa. Continue comigo e descubra como o conteúdo das próximas linhas vão mudar a sua vida!

Existe violão específico para canhoto?

O mercado oferece alguns poucos modelos de violão para canhoto. Esses instrumentos são espelhados, isto é, o braço e as cordas são invertidos.

Modelo de violão para canhoto da marca Fender

Segundo Carla Rodrigues, a mente por trás do blog Amor Por Violão“a vantagem (talvez a única) de adquirir um violão para canhotos é que, se você é canhoto, vai poder tocar os ritmos com a mão que possui mais força, a esquerda, e os acordes com a mão de menos força, a direita”. Ainda de acordo com a Carla, as desvantagens desse tipo de instrumento são bem maiores, conforme disponível a seguir:

  • Costuma ser mais caro
  • Não há muita diversidade de violões para canhotos, então pode ser que você procure um violão Jumbo canhoto e não encontre
  • Será preciso levar o seu violão para todo lado, pois é difícil achar alguém que também tenha comprado um violão para canhotos
  • Pode ser mais difícil tocar outras modalidades, como finger style, ou até a guitarra
  • Curso específico para canhotos é raro

Preciso comprar um violão para canhoto?

Precisar, não precisa. Se a vantagem apontada por Carla Rodrigues for relevante aos seus olhos, não tenha medo de fazer o investimento. A seguir, no entanto, você confere como as formas de tocar violão – quando se é canhoto –  injustificam a compra de um violão específico.

 

 

Formas de tocar violão, quando se é canhoto

Há três formas para desembolar essa questão. Por isso, se você não quiser/puder investir num instrumento específico, os seus estudos vão rolar da mesma maneira. Lembre-se que ao longo de toda a jornada de aprendizado, a dedicação e a paciência são fundamentais.

 

Paul McCartney ainda jovem e tocando seu violão de aço, de forma invertida

1. Tocar da mesma forma que o destro

Nessa forma de tocar violão, não há inversões de cordas ou de mãos. Basicamente, você vai pegar o violão e tentar tocar da mesma forma que uma pessoa destra toca. Se não conseguir se adaptar, no entanto, não desista, pois, há outras formas.

2. Tocar o violão invertido

Você vai inverter o violão, mas sem alterar o posicionamento das cordas. Na prática, isso quer dizer que os ritmos serão feitos debaixo para cima. Saiba que os acordes também serão formados de forma invertida, já que as cordas estarão ao contrário, ou seja, a 1ª corda, na parte de cima do violão e, assim, sucessivamente.

3. Inverter o violão e as cordas

Nessa opção, você vai inverter completamente um violão para destros. E aí tocará da mesma forma que o destro (ritmos e reprodução de acordes), mas com as mãos e as cordas invertidas. Neste caso, a inversão de cordas fica desta maneira:

  • Trocar a posição da 6ª com a 1ª
  • Trocar a posição da 5ª com a 2ª
  • Trocar a posição da 4ª com a 3ª

Atenção: não se esqueça de inverter o rastilho do seu violão.

 

 

FONTE: https://www.cifraclubnews.com.br/noticias/151988-violao-para-canhoto.html

Post Anterior Próximo Post

Você pode gostar disso também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com