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O PODER DA MÚSICA – INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Woman Holding Shopping Bags

 

Ao longo dos anos, tem havido numerosos estudos para mostrar diferentes tipos de música ambiente pode influenciar o comportamento do consumidor. Tudo, desde o volume da música até o ritmo, pode desempenhar um papel importante na forma como as pessoas gastam dinheiro e se comportam nas lojas.

Que tipo de música ambiente ter em uma loja?

O volume e o tempo da música ambiente podem afetar significativamente o fluxo de tráfego dentro de uma loja. Quando toca músicas com ritmo rápido ou alto, pode fazer com que os clientes se movam mais rapidamente em torno da loja, mas sem reduzir o volume de vendas. Então, tocar música mais alta quando a loja está perto do horário de fechamento pode ajudar a empurrar os últimos clientes para o ponto de pagamento um pouco mais rápido. No entanto, tocar música alta que não agrade a pessoa também pode causar-lhes uma pequena frustração e proporcionar ao cliente uma experiência de compra negativa, que eles mesmos nem sequer podem explicar. As pessoas ficam com uma percepção da duração de tempo de compra mais curta (em comparação com o tempo real gasto na loja) quando ouvem música que eles gostam, então os longos horários de espera podem parecer mais curtos se a pessoa estiver ouvindo música agradável. Os clientes talvez não percebam por que eles estão gostando de uma experiência de compra, nem mesmo reconhecem qualquer sentimento além de indiferença em relação a isso, mas subconscientemente estarão correlacionando a loja com uma experiência de compra positiva e será mais provável que faça compras novamente.

A música lenta pode muitas vezes fazer com que os compradores se movam mais devagar ao redor da loja, encorajando-os a levar mais tempo comprando e comprando mais. Claro, isso não é o desejado durante o horário de encerramento, mas provavelmente é adequado para aqueles períodos fora de pico durante o dia em que a loja está sem muitos compradores.
Música clássica pode dar a ilusão de que a loja é cara e fazer com que os clientes fiquem mais preocupados com o orçamento. Podem questionar mais os preços de compra antes de finalizar quaisquer decisões. No entanto, em lojas que vendem mais mercadorias de gama alta, ou itens considerados “clássicos” (como vinho caro), este tipo de música pode desenvolver um “sabor mais rico” e fazer o cliente optar pela garrafa mais cara.

Um exemplo clássico desta aplicação são os supermercados que colocam música francesa no som ambiente, visando a promover a compra de vinhos e queijos, itens altamente associados à cultura francesa.

Em qualquer caso, o desafio é selecionar qual tipo de música ambiente é a mais adequada ao negócio e ao cliente na loja. Os empresários devem pensar no seu objetivo, se é aumentar o volume total de vendas, o tempo de permanência do cliente, a taxa de rotação de clientes ou, talvez, até empurrar os clientes para itens de venda específicos.

Como em qualquer ocasião, é necessário alinhar a escolha da música com o ambiente desejado. No caso de lojas deve-se adaptar com a marca da empresa, a gama de produtos e o perfil de consumo. Diferenças sutis no ambiente de uma loja podem afetar dramaticamente a maneira pela qual os clientes tomam decisões de compra e a forma como a loja é percebida. Da mesma forma se passa com eventos. A música é um aspecto determinante para a diversão e percepção das pessoas em relação a um evento. Para isso, existem produtoras especializadas não só em prestar serviços musicais, mas também ajudam na parte do planejamento.

 

 

FONTE: https://www.tocadavilla.com/2017/10/19/o-poder-da-musica-influencia-no-comportamento-do-consumidor/

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