Notícias

Terceira idade também pode aprender música. Saiba os benefícios

“Não tenho mais idade para isso”. Quem nunca ouviu essa frase, ou até mesmo disse, quando alguém sugere aprender algo novo? Diferente do que muitos acreditam, aprender atividades diferentes depois da fase adulta é sim possível e muito beneficial para a saúde física e mental.

O cérebro humano possui a capacidade de se reorganizar, chamada de neuroplasticidade. Por isso, aprender música em qualquer fase da vida é um estímulo à reorganização do cérebro e pode ser beneficial até mesmo no tratamento de doenças mentais e neurológicas, como demonstrado por musicoterapia, arteterapia e por estudos da psicologia cognitiva musical.

A prática da música promove a melhora do raciocínio, concentração e percepção. No geral, auxilia o desenvolvimento social e afetivo do ser humano.

Para adultos, não é diferente – aprender música a partir da idade adulta ajuda com a coordenação motora e ainda serve como válvula de escape para as tensões do dia a dia.

Além dos benefícios físicos, é fato que a música auxilia no bem-estar emocional também. Ajuda com a autoestima, possibilita um sentimento de realização e satisfação, assim como a valorização própria. É uma atividade que demanda grande empenho mental e sem dúvidas pode ser um benefício para a vida.

Post Anterior Próximo Post

Você pode gostar disso também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com