Notícias

Como as plantas reagem à estímulos musicais?

O assunto definitivamente não é novo, e certamente todos os entusiastas de plantas já pensaram em recorrer à música para fazer suas mudas crescerem mais. Porém, qual é o real efeito da música nas plantas?

No cérebro humano, ouvir música ativa o hipocampo, área cerebral responsável pelas memórias e o córtex frontal e inferior, o que permite associar a música a momentos felizes ou tristes. Quando a música é aprendida e tocada, o estímulo é no lobo frontal, ou seja, córtex motor e sensorial, ajudando com a coordenação motora, percepção e com o controle do estresse e ansiedade.

Com as plantas não é diferente, já que elas possuem a capacidade de identificar predadores e assim, liberar químicos que afastem o perigo, ou então aumentar a produção de néctar ao ouvir o bater de asas de uma abelha. Como isso é feito? Por meio de vibrações. E a música é exatamente isso, vibrações complexas e organizadas, que por meio de frequência e intensidade podem modificar organismos, como observado pelo pesquisador suíço Hans Jenny na década de 70.

Os estudiosos Mary Measures e Pearl Weinberger comprovaram que, sob condições de germinação corretas, plantas podem responder a estímulos sonoros que influenciam diretamente em seu crescimento. Mas então, qual tipo de música é a melhor?

Apesar de controvérsias, há um consenso entre todas as pesquisas: não é o estilo musical, mas sim a frequência e o tempo de exposição, combinados com o nível de desenvolvimento da planta e ambiente, que influenciam no crescimento. Também é importante levar em consideração a qualidade estrutural da melodia. Colocar música para a planta “ouvir” pelo mesmo período de tempo todos os dias é uma ótima forma de deixá-la estimulada o suficiente, assim como acontece com os humanos, e talvez acelerar o crescimento.

Fonte: PETRAGLIA, MARCELO SILVEIRA. Estudos sobre a ação de vibrações acústicas e música em organismos vegetais. Universidade Estadual Paulista. 2008, p. 13-80.

http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000200005&lng=pt&nrm=iso

Post Anterior Próximo Post

Você pode gostar disso também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com