Há quem diga que não há nada mais belo e romântico que escutar uma canção ao som de um instrumento de corda. Seja um violão, um violoncelo, um contrabaixo, um violino, ou até mesmo um cavaquinho, por exemplo, são eles que fazem sucesso no mundo todo, em qualquer ocasião.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, os instrumentos de corda surgiram há muitos séculos. O primeiro de que se tem conhecimento é o arco musical, originado entre 35 e 15 mil anos A.C. Já Em 2600 A.C., nove liras e três harpas foram encontradas em uma tumba na Mesopotâmia. Atualmente, os instrumentos mais conhecidos pela população são estes:
– Violão: O mais popular instrumento de corda do mundo não tem sua origem definida. Para alguns estudiosos, o violão é derivado da chamada Khetara Grega, que mais tarde se tornou a Citara Romana, conhecida também como Fidícula. A outra hipótese é que ele seria oruindo do alaúde. Em muitos países, onde não se fala português, o instrumento é chamado de guitarra. Ele possui seis cordas afinadas em mi, lá, ré, sol, si e mi.
– Violino: De um som belíssimo e erudito, este instrumento é constituído basicamente de quatro cordas. Para se tocar um, o violinista precisa encaixá-lo na clavícula, abaixo do queixo, enquanto o arco é segurado com a outra mão, para friccionar as cordas corretamente e conseguir tirar o som.
– Viola: Tem um timbre mais grave do que violino, mas o número de cordas é o mesmo. A estrutura também é semelhante, mas as dimensões deste instrumento são maiores.
– Violoncelo: Com timbre grave e aveludado este instrumento de 1.20m também possui quatro cordas e é tocado em posição vertical devido ao seu tamanho. Podemos dizer que o violoncelo é uma espécie de viola de arco.
– Contrabaixo: Com cerca de 1.80m de comprimento, este é o maior e mais grave instrumento de cordas e arco. Geralmente, é afinado em quarta (mi, la ré e sol), mas pode também ter uma quinta corda.
– Alaúde: Com um formato de meia pera, o alaúde teve seu auge no século XVI e foi considerado na Europa instrumento-rei. Este clássico tem cinco cordas duplas e uma simples, totalizando seis.
– Bandolim: Este instrumento surgiu na Itália no século XVI para substituir o alaúde. Seu nome deriva de mandolim, que tem a mesma raiz da amêndoa, lembrando o seu formato. O bandolim possui quatro cordas duplas e é afinado em sol, ré, lá e mi. Hoje, na maioria das vezes, encontramos este instrumento em rodas de choro e grupos de samba-canção.
– Cavaquinho: Símbolo da cultura havaiana, o cavaquinho é composto por quatro cordas, afinadas em ré, sol, si e ré. Originado de Portugal, espalhou-se pelo mundo, sendo batizado no Havaí de Ukelele e na Indonésia de Kerotijong. No Brasil, este instrumento está presente em qualquer roda de samba.
FONTE: https://instrumentosdecorda.wordpress.com/2011/09/30/os-principais-instrumentos-de-corda/
Nenhum comentário