Não há dúvidas de que nós, humanos, adoramos música. Mas e os animais? De acordo com o veterinário José Manuel Pedreira Mouriño, da Clínica Veterinária Pet Place, os animais também podem apreciar música sim. “Tudo está relacionado com a energia da melodia e das pessoas que estão curtindo a música. Os cães captam muito bem isso e aprendem a gostar de música com seus donos, assim como crianças com seus pais”, diz.
Segundo uma pesquisa divulgada em 2012 pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, a escolha pelo ritmo preferido dos pets se dá pela fusão das batidas e da escala vocal da música, isso porque os batimentos do coração e a frequência auditiva influenciam na seleção musical. Além disso, o tipo de melodia também pode influir no comportamento.
“O som alto e um rock and roll da pesada pode deixar as pessoas mais eufóricas e agitadas, e isso também pode acontecer com outros animais, como o cão. Já um som clássico com o volume ambiente, com certeza vai ajudar a acalmá-los”, explica o veterinário.
Em 2001, pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, tocaram vários tipos de música para mil cabeças de gado por 12 horas seguidas, das 5h às 17h, durante nove semanas. As vacas expostas a música clássica e canções lentas produziram 730ml de leite a mais do que as que ouviram músicas mais agitadas.
“Música lenta ajuda a produzir mais leite provavelmente porque reduz o stress,” diz Adrian North, que realizou o estudo junto com seu colega Liam MacKenzie.
Agora que sabemos que os animais realmente podem curtir um sonzinho, confira uma seleção com os melhores vídeos:
Elefantes dançando ao som do violino
Olha como essa beluga curte o som dos Mariachis
Já esses aqui gostaram tanto da música que até dançaram
Vacas hipnotizadas pelo jazz
Quem um dia iria achar que vacas curtiriam Royals, da cantora Lorde?
Esse dog é do sertanejo
Já esse curte um rap
Esse aqui é baladeiro
Esse golden é amor demais! Chega até a ficar brabo quando o dono para de tocar
O que dizer desse bulldog curtindo um blues?
Tá, esse vídeo pode ser forjado, mas não é muita fofura?
Nenhum comentário