Este aparelho rapidamente virou sinônimo de música portátil quando foi lançado em 1984. O sistema criado pela Sony que tocava CDs substituiu o walkman e aos pouco virou um enorme sucesso, mesmo tendo um preço inicial muito alto. Atualmente, é considerado uma relíquia e pode ser encontrado para venda em sites de produtos usados.
- Clássico é o jeito
Os executivos da Sony queriam ter uma forma de ouvir ópera à vontade, independentemente de onde estivessem, principalmente durante voos de trabalho. Foi daí que surgiu a ideia de criar o aparelho.
- Nem tão pequeno
Era o menor reprodutor de CDs da época que foi lançado, mas não estava nem perto de ser tão portátil assim. Pesava pouco mais de meio quilo e tinha cerca de quatro centímetros de altura.
- Inovador, mas nada econômico
Logo no começo, os discmans tivera um enorme defeito: consumiam uma quantidade enorme de pilhas. Algumas horas de uso eram o suficientes para acabar com a bateria delas e consequentemente, fazer com que a pessoa gastasse mais com um aparelho que já era caro.
- Remix gratuito
Outro problema comum era que qualquer movimento brusco fazia a música pular alguns segundos. Isso porque o CD acabava saindo do lugar com qualquer movimento um pouco fora do normal.
- Quantas músicas sua mochila conseguir carregar
Estamos acostumados com serviços de streaming, ou arquivos mp3 que escolhemos a dedo, colocamos numa playlist e levamos conosco onde quisermos. Com o discman, se você quisesse ouvir música diferentes, precisava levar todos os CDs com você e trocar quando desse vontade.
- Resistentes ao Spotify
Mesmo com todos os avanços, é possível encontrar em algumas lojas novas versões do aparelho. Agora portáteis de verdade, lendo arquivos mp3 e rodando o sistema operacional Android.
- Abandono do nome
Após algum tempo do lançamento, a Sony abandonou o nome “discman” e voltou a utilizar o nome do antecessor: walkman. Por isso, até hoje, é difícil diferenciar os números de venda dos walkmans e dos discmans.
Fontes:
https://www.techtudo.com.br/listas/2019/04/dez-curiosidades-sobre-os-discmans-aparelho-de-musica-febre-nos-anos-90.ghtml
Nenhum comentário