Flávio Véspero
O cantor e compositor Flávio Véspero começou sua formação musical de modo autodidata em 1977, com ênfase em violão clássico, solfejo e canto. Posteriormente, desenvolveu estudos de harmonia e rítmica sob a orientação de Mario Albanese, um dos fundadores do Ritmo Jequibau.
Flávio participa de festivais desde 1981, onde alcança grande destaque com sua performance, tocando e cantando ritmos variados, com composições próprias e de autores conhecidos.
O talento do compositor já lhe rendeu várias premiações, dentre as quais se destacam o Prêmio Músico Revelação de São Bernardo do Campo (1987), Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) pela direção musical da peça infantil “AVOAR” (1996) e a indicação ao Mambembe do Ministério da Cultura (1996).
O músico participou de apresentações como a peça “Contando Histórias”, que contava com o repertório de Vinícius de Moraes (2004), a peça musical “Varal” (1999) e a Virada Cultura (2008 e 2009), além de realizar shows com músicas próprias.
Flávio ainda atuou na direção musical da peça adulta “Pândega Paulista”, na infantil “Panos e Lendas” (ainda em cartaz), e na direção da Escola de Música Shalom (durante 12 anos). Partiu ainda do artista a criação dos projetos “Divulgart” (para encontro de talentos) e “Ecos da Natureza”.
Seu trabalho com crianças vem desde 1999, quando começou a trabalhar com musicalização e iniciação musical para crianças de 3 a 5 anos, e continua a ensinar ao público em geral a tocar cavaquinho, violão e a cantar.
Hoje, Flávio atua como professor de música e violão na Escola Dimension, filiada a TKT, e oferece cursos periódicos de violão nas Oficinas Culturais da Prefeitura de São Bernardo do Campo.